domingo, 21 de agosto de 2011

PONTO AJOUR / BAINHA A OURO

 PONTO AJOUR OU BAINHA A OURO


Em video para ajudar na execução: http://www.youtube.com/watch?v=6g_MrXOFHeo

Nesta minha demonstração, usei tecido de sacaria para pintura, da Estilotex.

O bordado em ponto ajour, consiste em retirar alguns fios da trama do tecido e bordar neste desfiado, deixando um espaço vazado.
Originariamente o bordado deve ser feito com o mesmo fio que você retira, quando desfia o pano, porém quando esse fio não é resistente, podemos substituí-lo por uma linha de algodão de retróz, da mesma cor do tecido.
Antigamente este ponto era usado em tecidos de linho, cambraia de linho, cânhamo fino, que são tecidos com tramas faceis de desfiar.
Hoje a ESTILOTEX disponibiliza no mercado, alguns desses tecidos.
O AJOUR pode ser simples, duplo, ou trançado.
Se fizermos esse bordado em qualquer parte interna do nosso trabalho ( toalha de mesa, toalha de bandeja, pano de prato, etc... ) para criar um detalhe, esse ponto leva o nome de AJOUR. Se usarmos esse mesmo ponto na barra do trabalho ( para se fazer um acabamento mais fino) ele passará a se chamar BAINHA A OURO.

Para quem tem dificuldade ou não sabe como fazer o desfiado aí está meu tutorial http://cristinacrepaldi.blogspot.com.br/2014/03/como-desfiar-o-tecido-para-bordar-o.html

1 - Como estou fazendo uma toalha e quero a BAINHA A OURO na volta toda, comecei puxando o fio com cuidado, sem franzir o pano.
Neste caso retirei apenas 3 fios. Para que minha barra, no final do trabalho fique com 1,5cm, deixei uma margem de 4cm. Fica a seu critério fazer uma barra maior ou menor. As barras mais largas ficam ótimas em toalhas de banquete, no linho.
Note que desfiei somente até o ponto onde o trabalho faz o ângulo de 90º, ou seja, até onde inicia o desfiado da outra margem.

2 - Retire nos 4 cantos um quadrado de 1,5 cm para quando você fizer o acabamento em canto mitrado. A referência desse corte é sempre a metade da medida da barra até o desfiado, menos 0,5 cm.

Se desfiarmos uma barra com 8 cm, cortaremos um quadrado de 3,5 cm fora.

Pelo lado do avesso, faça uma dobra de mais ou menos 1cm. Depois, dobre novamente até o começo do defiado e alfinete.


3 - Nos cantos, proceda como na sequência das fotos, para que fique canto mitrado. Alfinete.




Começando o ponto. Demonstrarei o pap em cor contrastante, para ter uma visão melhor de sua execução, mas não se esqueça, o AJOUR para ficar elegante,  têm-se que trabalhar na mesma cor da trama do tecido escolhido.
1 - Deixe o nó por dentro da barra dobrada para não ser visto. Pegue com a agulha 1 ou 2 fios dessa barra.

2 - Prenda a linha com o polegar. Separe 4 fios desfiados. Para deixar maior o ponto vazado, você deve neste momento pegar mais fios.

3 - Passe a linha e prenda-a com o polegar. Na sequência pegue 1 fio do tecido de baixo e 1 ou 2 fios da barra dobrada.

4 - Repita sucessivamente até finalizar o trabalho.

5 - Trabalhamos o tempo todo pelo avesso. Na foto abaixo vemos como fica a frente do trabalho finalizado.

6 - Quando chegamos no canto mitrado, ao finalizar o ultimo ponto, costuramos a parte mitrada com ponto invisível. Depois passa-se o fio internamente, vire o trabalho e dê continuidade no próximo lado da barra. Assim fica o avesso do trabalho. Aqui já está com linha no tom do tecido.

7 - Frente da BAINHA A OURO.


Dica de como fazer bom acabamento se bordar o ajour no centro do trabalho.
Para fazer um bom arremate num bordado o segredo é separar os nós do inicio e final do trabalho.
Para iniciar o ajour, procure deixar uma sobra de linha de uns 10 a 15 cm. Dê apenas uma laçada para prender a linha no início e então borde toda a volta ( para facilitar, prenda a linha no tecido com o polegar e então inicie o bordado ).
Quando finalizar, passe a agulha voltando uns 2 ou 3 pontos e então arremate com nós bem feitos.
O mesmo fará com aquela linha que deixou a mais. Coloque-a na agulha, avance uns 2 ou 3 pontos e arremate com nós bem feitos.
Dessa maneira os nós ficarão distantes e não ficarão tão grosseiros.

Jogo americano feito presente de casamento para nora de uma amiga.


Toalha de bandeja


Não fica um trabalho com acabamento requintado? Estou partilhando um pouco do que de melhor minha querida mãe passou para mim, quando ainda era muito nova. Não podemos deixar se perder no tempo, uma delicadeza dessas.
Espero que apreciem tanto quanto eu o PONTO AJOUR. Abraços.

51 comentários:

  1. Ai Cris, a sua generosidade num tem tamanho.Obrigada!
    Di

    ResponderExcluir
  2. Cris,
    Super! Aprendi este ponto quando tinha aulas de bordado a máquina. Terminei um pano de prato todo bordado a maquina e queria fazer algo diferente daí a teacher ensinou este pontinho. Uma delícia de fazer. E dá um super valor a qualquer peça!
    Adorei seu jogo americano e ... azul é tudo de bom!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  3. olá...boa noite...parabéns...pesquisei por muito tempo o ponto ajour sem conseguir entender com se faz...sua explicação foi divina..obrigada salete

    ResponderExcluir
  4. Tutorial perfeito! Adorei! Obrigada por compartilhar seus tesouros conosco. Já coloquei seu blog na minha lista de favoritos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. to encantada com seu blog , nossa aprendi muitooooooooooo, esses 30 minutos que estou lendo , posso copiar algo aqui ??

    ResponderExcluir
  6. Sempre admirei seu trabalho, e agora que encontrei seu blog, estou apaixonada. Obrigada por compartilhar tantos tesouros.
    Beijos
    Lena

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!!

    Adorei seu tutorial, finalmente eu consegui entender!!
    Obrigada pela generosidade.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde!!!
    Olá Cristina td bem? espero que sim....pois andando pela net encontrei seu cantinho, amei tudo..estou começando a conhecer pathwork e já fiz alguma coisa e achei ótimas as dicas e tutoriais que fez...até me arrisquei fazer um barrado num pano com acabamento mitrado...gente como é trabalhoso mais o resultado é lindo..e aqui vc fez um tutorial super fácil...Deus Abençoe e conserve seu talento e generosidade...bjss..

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Muito bem explicado. Vou executar.
    Um grande abraço.
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  10. eu adorei o modo como voce ensinou. Maria Esther Sou de Lorena SP

    ResponderExcluir
  11. Querida Cristina, voce não tem ideia a quanto tempo, anos venho a procura desta bainha ouro, como voce falou, meu, to super feliz, querida voce é muito preciosa, em passar essa PAP, sou muitooooooooo agradecida de coração!!!
    Moro em Joinville SC, grande abraço!!
    Rose

    ResponderExcluir
  12. Muito bom seu trabalho... Esclarecendo curiosidades.

    Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, gostei muito do seu trabalho.
    O passo a passo está bem explicativo e me ajudou muito.
    Eu não sabia fazer o canto mitrado, agora aprendi.
    Gostaria de dizer também que como você amo cachorros.
    Obrigada
    Maria Aparecida B. Hodas

    ResponderExcluir
  14. Obrigada, sua explicação me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  15. Olá, boa tarde! Cristina

    Um encanto este seu espaço!
    Parabéns!!!
    Ana Vera

    ResponderExcluir
  16. Marcia (Rio de Janeiro)7 de março de 2013 às 02:57

    Oi, tudo bem? Sempre achei lindo esse ponto para dar acabamento em peças de bordado mas nunca entendi direito como fazer. Você me deu um presente nesse passo a passo. Entendi direitinho e vou colocar em prática. Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Muito didático. Até eu entendi. Obrigada. Bjs. Lorena - Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
  18. Obrigada por partilhar essas jóias! Resgatar essas artes é algo precioso. Só gostaria de saber como fazer a referencia do quadrado q se corta para o canto mitrado, ex: para 4 cm, corta-se 1,5 cm, para 8 cm, corta-se 3,5cm e para 6 cm, qto corto? Obrigada e muitas alegrias!

    ResponderExcluir
  19. Marlene, você corta metade, menos 0,5cm.
    Vamos lá: Se usar 6cm, cortará 2,5cm ( 3cm é metade de 6cm, menos 0,5cm. Entendeu?

    ResponderExcluir
  20. Adorei seu trabalho. Vou tentar fazer o ponto ajour seguindo suas orientações.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Lindos seus trabalhos e de extremo requinte e bom gosto, fico feliz que ainda existam pessoas sensíveis, criativas e artistas neste mundo tão violento e corrupto. Você é uma bênção dos céus para os habitantes da terra(incluindo a Natureza e os animais é claro, Rsrs).Um grave abraço, Paulo Adriano Farias Teixeira
    (Itapipoca-CE.

    ResponderExcluir
  22. Oi Cristina...
    Assisti seu video e achei seu blog... tudo muito bem explicadinho. Tenho uma dúvida, tem alguma técnica para puxar os fios? Meus cantinhos não ficam muito certinhos, sempre tenho medo de ultrapassar....devo puxar os 3 fios juntos? Quero fazer uma toalha de mesa de linho com esse trabalho.
    Muito Obrigada
    Lourdes

    ResponderExcluir
  23. Mary Lou para o desfiado, você deverá fazer, puxando fio a fio em cada lado até fechar a volta toda ( 4 lados ). Errar e ir além pode acontecer com qualquer um, por isso deverá fazer com calma. Se acontecer não se aflija, termine o trabalho assim mesmo.
    Farei um passo-a-passo em fotos para mostrar. bj

    ResponderExcluir
  24. Parabéns, amei seus trabalhos.Tenho alguma experiência em bordados.Mas você consegue explicar com muita clareza.Bj

    ResponderExcluir
  25. Olá! Adorei o seu blog! você poderia me tirar uma duvida ? ponto Ajour é o mesmo ponto que o ponto Paris ou são diferentes ?desde já agradeço,Daniella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Removi do título, porque pesquisando melhor com amigas mais velhas que eu, descobri que o Ponto Paris é o mesmo que hoje chamamos de Ponto Invisível. Daniella o ponto paris é usado quando colocamos outro tecido na barra e não vemos a costura. Se ainda tiver dúvida me retorne. Obrigada pelo contato. abraços

      Excluir
  26. Obrigada!
    Amei o tutorial.

    ResponderExcluir
  27. Que facilidade para explicar, muito bom mesmo. Adorei e já estou fazendo. Muito obrigada.
    Ana Lucia

    ResponderExcluir
  28. Maravilhoso seu trabalho, obrigada e parabéns por compartilhar o que vc aprendeu com sua mãe, vou tentar fazer.bjs

    ResponderExcluir
  29. Adorei seu trabalho muito legal.

    ResponderExcluir
  30. Olá,Cristina!
    Maravilhosa sua explicação.Obrigada por ensinar.
    Bjo,Nena

    ResponderExcluir
  31. Oi Cristina,

    Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-la pelo bom gosto e a elegância de suas peças. Vi essa postagem, li outras também e reparo que você faz coisas sempre muito belas e graciosas. Parabéns! Sem dúvidas isso demonstra um dom que Deus lhe deu e capricho de sua parte.

    Eu não entendo nada de bordados, mas conseguir fazer o ajour graças as suas explicações que são muito claras e detalhadas. Muito obrigada. Só fiquei com uma dúvida e ficarei muito grata se puder me esclarecer: como iniciou e finalizo o ajour no meio do trabalho, onde não temos a bainha para esconder o nó? Ficarei muito grata se puder me responder. Espero sua resposta e que Deus lhe abençoe!!!

    ResponderExcluir
  32. Rochelle agradeço sua visita e carinho. Alem de lhe responder por @ aproveitei sua duvida e postei acima ( complementando meu texto ) como fazer um bom acabamento quando o ajour é no centro do trabalho. Muito grata.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia, Cristina.

    Muito obrigada pela resposta tão rápida e clara. Li no blog também e vi que você complementou a postagem do ponto ajour. Realmente além de prendada, você é muito atenciosa com seus leitores e educada. Sei que para pessoas como você isso deve ser normal, mas - na internet - percebo que falta muito dessa sua atenção e generosidade. Peguei a sua resposta, li e já fiz. Ficou ótimo como você ensinou. Gostaria de tirar mais duas dúvidas: eu fiz meu bordado na mão, sem bastidor e notei que o lado do urdume ficou perfeito, mas o lado da trama, pelo menos do bordado no centro do tecido ficou com um pouco de "dobrinhas ou ondinhas" (não sei se essas são as expressões certas) no próprio tecido. Como faço para deixar os dois lados bem lisinhos? Ou seja, o lado bordado da trama ficar tão lisinho como o lado do urdume? O uso de bastidor resolve isso? Ou tem alguma outra dica? Outra pergunta: você dá algum tipo de acabamento no buraquinho dos cantos do ajour feito no centro do trabalho? Você faz algum pontinho para os quatro furinhos do ajour nos cantos do bordado feito no centro da peça ficar bem certinho ou você simplesmente corta o excesso dos fios desfiados? Eu pergunto, pois desejo que minhas peças fiquem perfeitas como as suas. Toda vez que abro seu blog, fico olhando a beleza de suas peças e fico encantada.

    Você já pensou em dar aulas online? Teria muito prazer em aprender com você, pois fico encantada com a beleza e qualidade de suas peças. Creio que se fizesse aulas com você, eu ficaria craque também. Se algum dia for abrir um curso online, não esqueça de me avisar, pois vou querer ser sua aluna com certeza. Aliás, já me sinto sua aluna pelo youtube. Enquanto isso, tenho aprendido bastante com seus vídeos.

    Muito obrigada! Feliz ano novo e que Deus lhe abençoe grandemente em todas as áreas de sua vida!

    ResponderExcluir
  34. muito muito muito obrigada


    talie

    ResponderExcluir
  35. Olá! Qual a agulha que a senhora usa pra fazer o ponto Ajour? Pode ser qualquer uma? Quero tentar fazer. Muito obrigada. Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia as agulhas que uso são sempre aquelas em que o fio que irá usar para bordar, passe pelo fundo dela sem ser estrangulado para não deformá-lo. Para o ajour vai depender qual tecido você irá usar. Para linho uma agulha mais fina, para tecido de sacaria, use uma mais grossa. A agulha também precisa entrar no tecido sem estragar sua trama.

      Excluir
    2. Muito obrigada por responder tão prontamente. Deus a abençoe.

      Excluir
  36. Cristina, vc é muito abençoada por Deus!
    Saúde e Paz!
    Deus a Proteja, vc e sua Família.
    Obrigada,
    Dulce.

    ResponderExcluir
  37. Seus trabalhos são maravilhosos!!!
    Amei tudo! e suas explicações perfeitas!!!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  38. Perfeito seus trabalhos, parabéns e obrigada !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  39. Oi, Cristina! Maravilhosos os seus trabalhos e seu blog! Parabéns!
    Estou pretendendo fazer uns guardanapos de linho e gosto mais das barras mais grossas. Quais medidas vc me sugere?
    Obrigada
    bjos

    ResponderExcluir
  40. Cris obrigada mas queria deixar os fios como faço

    ResponderExcluir
  41. Cris obrigada mas queria deixar os fios como faço

    ResponderExcluir
  42. Cris obrigada mas queria deixar os fios como faço

    ResponderExcluir
  43. Olá Cristina
    Que bom que descobri o seu blog.Finalmente consegui fazer a bainha de ouro e o canto mitrado.Agora estou procurando me aprimorar em bordados desfiados, como crivo, hardenger, macramê, etc. Você faz estes bordados? E estou ainda mais feliz por duas coincidência : também me chamo Cristina e também sou de Rio Claro! Conhece algum lugar na cidade em que se ensina esse tipo de bordados?
    Um abraço e obrigada . Muito feliz com a coincidência!!

    ResponderExcluir
  44. Oi Cristina é tudo muito perfeito parabéns, eu sei bordar alguns pontos, e gostaria de saber se vc daria alguns cursos via internet, ou se vc tem algumas apostilas com todos esses pontos e o passo a passo deles, sou de Brumadinho Minas gerais, não bordo para vender, bordo só para mim. Seus trabalhos são maravilhosos, se você dar cursos ou estiver apostila por favor me ajude, gosto muito de bordar, me mande o preço por favor. Quero fazer.

    ResponderExcluir
  45. Oi Cristina, tudo muito bem explicado. Parabéns pelos seus trabalhos maravilhosos e obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir